Eventos/Cursos‎ > ‎

Equipes da UEFS para o Curso do Sebrae: Da Ideia a Startup em 9 semanas


Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.
Peter Drucker


Você tem uma grande ideia de negócio de Startup? 

O Sebrae está promovendo um curso incrível de 9 semanas em Outubro e Novembro em Feira de Santana para desenvolver sua ideia em um negócio de Startup!

Apresente sua equipe e sua ideia de negócio, as 3 melhores propostas da UEFS poderão participar de seleção do Sebrae para o curso.

O QUE É STARTUP:
Startup  é  todo  modelo  de  negócio  que  possui  a inovação  como característica essencial.  Pode  possuir  uma  base tecnológica,  mas  uma  de  suas  principais características  é  apresentar  um  modelo  de  negócio escalável,  e  ainda,  que  gera  lucros  rapidamente devido  a  sua  aceleração.  Por  isso,  geralmente  o cenário  (mercado)  é  dado  como  incerto,  pois  muitas startups  possuem  negócios  inovadores  que  nunca existiram no mercado.

Curso : Da Ideia à Startup em 9 Passos
O  curso  é  direcionado  a  potenciais  empreendedores  no  seu processo  de  “ideação”  e    tem  o  objetivo  de  desenvolver Startups  abordando  como  metodologia  as  temáticas  do  livro “The  Startup  Owners  Manual”  de  Steve  Blank  e  “Startup Enxuta” de Eric Ries que tem como direcionamento fazer uma imersão do estudante universitário (potencial empreendedor) a desenvolver  o  seu  negócio  por  meio  da  validação  com  o  seu potencial cliente.  
O  resultado  desse  aprofundamento  é  instrumentalizar  o potencial  empreendedor  a  tomar  decisões  acertadas  sobre  o desenvolvimento do seu modelo de negócios.
 

Regulamento da Seleção Interna da UEFS

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UEFS – INTEC ­UEFS e o Núcleo de Inovação Tecnológica da UEFS – NIT­ UEFS tornam público e convidam os interessados a apresentarem equipes e ideias de negócios para participar da seleção interna da UEFS para indicação para o Curso do Sebrae: Da Ideia a Startup em 9 semanas.

O SEBRAE Bahia irá ofertar o Curso Da Ideia a Startup em 9 semanas e a UEFS poderá indicar até 3 equipes de até 5 integrantes para participar da seleção do SEBRAE para escolher os participantes do curso que será realizado às segundas-feiras, prioritariamente pela manhã, em Outubro e Novembro de 2017. A UEFS irá realizar uma seleção interna de equipes e ideias de negócio para classificar as equipes para realizar esta indicação, conforme instruções descritas aqui.


O que eu preciso para participar?

1. Todos integrantes da equipe devem ser estudantes de curso de graduação ou pós-graduação regularmente na UEFS. Cada participante poderá participar de uma única equipe.
2. Inscrever a equipe de 2 a 5 integrantes juntamente com sua ideia de negócio. Cada equipe poderá submeter somente uma proposta de negócio. Caso a mesma equipe envie mais de uma proposta, somente a proposta mais recente será considerada. Veja prazos no calendário abaixo.
3. Efetuar confirmação presencial da participação, entregando documentação de guias de matrícula atual de cada integrante 
devidamente assinada (cópia com apresentação do original), no NIT-UEFS, CAU 2, campus da UEFS, nos horários indicados abaixo. Veja também prazos no calendário abaixo.
4. Se for uma das equipes selecionadas, preencher dados sobre a equipe e sobre a ideia de negócio

Informações necessárias para descrever a ideia de negócio 

Qual o nome da sua ideia de negócio?

Quem é sua equipe atual? Porque acreditam que podem empreender esta ideia? Quais as competências e experiências relevantes dos integrantes? Quais as motivações para empreender? Quais competências que ainda faltam para equipe? [1000 caracteres]

Qual o problema sua ideia de negócio resolve? Ou qual a necessidade que ela atende? Descreva objetivamente o problema e qual a relevância dele. O problema existe? Como você sabe da existência deste?  [2000 caracteres]

Quem é o seu cliente? Descreva o segmento de clientes, as suas características e seu tamanho. [1000 caracteres]

Qual sua proposta de produto/serviço tecnológico para resolver o problema? Descreva as características e os benefícios da sua solução, destaque o que há de inovador na sua proposta, qual o seu diferencial em relação as soluções existentes, diga os aspectos relevantes da tecnologia proposta e como essa tecnologia gera benefícios, a tecnologia está disponível ou é possível desenvolvê-la. [3000 caracteres]

Qual o histórico da sua ideia? Qual o estágio atual da sua proposta de negócio? É só uma ideia até agora ou já formatou como proposta de negócio? Há um protótipo? Validou sua proposta com clientes? Realizou vendas iniciais? [1000 caracteres]


SUBMISSÃO

Faça a submissão de sua equipe e da ideia de negócio por este >FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO<.

Avaliação das equipes e da ideia de negócio 

As submissões serão avaliadas pelos membros da comissão julgadora composta de integrantes do NIT-UEFS e da INTEC-UEFS conforme os seguintes critérios:
a) Oportunidade de negócio e seu impacto (20 pontos)
b) Delimitação e potencial do segmento de clientes (10 pontos)
c) Proposta de produto/serviço tecnológico: adequação, diferencial e inovação (40 pontos)
d) Histórico, perfil e potencial da equipe (20 pontos)
.
As equipes serão classificadas pela soma das pontuações nestes critérios e serão selecionadas as 3 equipes com maiores pontuações para indicação para o curso do Sebrae.

Calendário
    18/Junho - Abertura das submissões de equipes e ideias de negócio 
    27/Junho - Encerramento das submissões de equipes e ideias de negócio. 
    27/Junho - Último dia para entregar documentação, no NIT-UEFS, CAU 2, campus da UEFS.
    30/Junho - Divulgação das 3 equipes da UEFS selecionadas, a serem encaminhadas para a seleção do SEBRAE.
    
Horários para entrega de documentação no NIT-UEFS (75 3161 8355), somente em dias úteis:
    Segunda-feira a Quinta-feira, 8h-12h






Comments